Desde Sempre o Windows foi considerado como o sistema operacional mais utilizado do mundo e sem dúvidas isso teve um impacto muito grande na forma como nós programadores aprendemos a desenvolver nossos códigos desde o começo e o Windows Terminal pode ser uma forma de mudar o mercado atual.

Apesar disso nos últimos tempos muitos programadores vem focando em desenvolver aplicações mobile que vem ganhando uma maior popularidade principalmente para Android e IOS, de modo que o Windows vem perdendo bastante espaço no mercado.

Isso sem dúvidas tem ligações direta com o aparente fracasso do Windows phone frente aos competidores uma vez que o Android dominou o mercado geral e o IOS se mantém forte com usuários mais elitizados.

Sendo assim não é surpresa que a Gigante Microsoft tente ganhar de volta um pouco do seu espaço ao usar uma versão Open Source do Windows para conseguir gerar mais interesse dos programadores.

Windows Terminal Open Source

De forma geral podemos dizer que a versão aberta do sistema operacional que agora está disponível diretamente na Microsoft Store seja uma versão muito básica, algo como versão 0.1 mas ainda assim ela oferece bastante espaço de desenvolvimento para programadores interessados.

Por ainda ser o sistema mais utilizado em Desktop o Windows terminou representa um mercado gigantesco para quem deseja desenvolver programas voltados para o público leigo ou mesmo algumas aplicações de uso empreendedor.

Desta forma é Esperado que nos próximos meses muitos novos códigos complementares sejam disponibilidades para integrar a sua biblioteca no Windows terminal e com isso ajudar a desenvolver uma nova geração programas muito mais intuitivos e modernos.

Tendências Mobile no Windows Terminal 

Sem dúvidas uma empresa do tamanho da Microsoft tem em vista abocanhar uma parte do mercado Mobile que fica maior a cada ano e embora sua nova versão Open Source seja voltada para o uso Desktop não restam dúvidas de que isso vai afetar diretamente o mercado Mobile.

Imagine uma nova geração de programas feitos para Desketop que consigam Integrar a aparência geral dos Aplicativos Moveis que são um fenômeno com o potencial de armazenamento de um aparelho maior.

Podemos esperar uma onda de desenvolvimento para programas com funções capazes de manter o usuário conectado igualmente através do Desktop e do Smartphone similar ao que alguns aplicativos fazem online hoje em dia.

Podemos pegar como exemplo os aplicativos de edição mais comuns do Google como o Google Documentos e Google Apresentações que podem ser utilizados tanto em versão Mobile quanto direto no Browser através do Google Chrome.

Esse tipo de comodidade deve ser uma característica marcante da mais nova geração de programas desenvolvidos com a ajuda do Windows terminal e pode gerar uma competição inesperada tanto para o Android quanto para o IOS.

Melhores Áreas para Desenvolver 

Se sua intenção é começar novos projetos para Windows aproveitando o Hype desta nova versão com código aberto então vale a pena direcionar seus esforços para os nichos de maior consumo que oferecem melhores possibilidades de crescimento.

Cultura PoP: Você pode começar escolhendo algo relacionado a cultura pop, muitos dos aplicativos mais utilizados dos últimos tempos são relacionados a organização, ou interesse geral na cultura pop e isso não deve mudar pelo menos num futuro imediato.

Redes Sociais: Esse é outro nicho que vai crescer cada vez mais durante um longo tempo, as pessoas cada vez mais utilizam as redes sociais como uma forma não apenas de passar o tempo mas também como forma de se promover ou até mesmo de trabalhar.

Aplicativos com funções que vão agregar valor são sempre um sucesso então esse pode ser um bom caminho a seguir.

Trabalho em Equipe: Justamente por permitir um maior controle de funções os aplicativos que ajudam a organizar o trabalho em equipe estão ganhando um papel fundamental nos projetos mais recentes e devem ser mais importantes do que nunca nessa nova modalidade de desenvolvimento.

Comente abaixo quais são os projetos que você pretende fazer com o Windows Terminal ou se você considera que ele não vai afetar o rumo do mercado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here