Todos sabemos que quando se trata de programação as coisas podem evoluir muito rapidamente e nem sempre somos capazes de acompanhar todas as mudanças, se você passar apenas alguns meses sem estudar vai descobrir que novas linguagens e protocolos foram criados nesse tempo e seu conhecimento que era atual passou a ser considerado como antigo, nesse tipo de mercado, aprender a programar é o bastante?

Hoje vamos falar um pouco sobre como você pode ganhar destaque no mercado como programador mesmo que você não tenha os conhecimentos mais atuais do mercado e te ajudar a entender qual o seu papel como programador visando a utilização profissional dos seus conhecimentos.

Aprender a programar para ter uma  Carreira Sólida

Nem todo programador precisa conhecer tudo sobre JavaScript e Node 12 para conseguir ser um profissional bem sucedido, embora você possa considerar que esses conhecimentos sejam uma vantagem às vezes eles podem vir a ser uma bagagem e um investimento perdido então é importante ter consciência de onde você quer chegar antes de decidir aprender algo inteiramente novo.

Para profissionais que querem seguir carreira de maneira sólida em uma determinada empresa às vezes o tempo necessário para uma modernização completa dos seus conhecimentos pode ser uma desvantagem.

Entenda que nesses casos quando você trabalha com um sistema que vai ser pouco alterado com o passar do tempo, vale mais a pena ter um conhecimento mais profundo da forma como o sistema atual funciona e como ele se relaciona com suas habilidades do que dar início a algo inteiramente novo.

Inovador e Empreendedor

Essa é outra situação completamente diferente mas que podemos relacionar de maneira simples, um programador que tenha a intenção de continuar inovando ou que vai utilizar seus conhecimentos para empreender não pode se permitir continuar com conhecimentos estáticos uma vez que isso vai atrapalhar diretamente sua linha de atuação.

Perceba que nesse caso a ideia é de que o produto ou serviço a ser oferecido precise estar o tempo todo avançando e evoluindo para se manter competitivo de modo que estar de olho nas novidades é o essencial.

Mais uma vez é necessário entender completamente o seu sistema e como ele se relaciona com o público que você deseja alcançar, porém nesse caso é interessante tanto por questões de segurança quanto de funcionalidade ter um sistema que vai estar sempre sendo atualizado.

Esse tipo de situação acontece com mais frequência em sistemas que são para uso externo, ou seja, sistemas com os quais o seu cliente vai interagir e que não são exclusivos para o uso seu e de sua equipe.

Aprender a programar para ser Freelancer:

O freelancer é um caso interessante uma vez que sua capacidade de trabalhar vai estar relacionada diretamente com sua capacidade de oferecer a cada cliente seus conhecimentos, nesse caso pode ser útil ter conhecimentos das linguagens e protocolos mais atuais.

Isso não Significa que o freelancer tenha uma garantia de sucesso por ter o conhecimento mais elevado sobre o Rails 5, muitos dos clientes que vão procurar ajuda de Freelancers querem justamente alguém que fuja do padrão da atualidade e possa oferecer seus serviços em códigos mais antigos.

desta forma é indispensável que ao aprender a programar o iniciante tenha em mente qual seu foco, que tipo de funções e serviços ele deseja executar com os conhecimentos nos quais ele está investindo para ter um currículo de conhecimentos condizente com aquilo que o mercado espera.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here