As competições para programador são desafios importantes que estimulam os novos talentos. Se você é profissional da área de tecnologia seja de computação deve conhecer os melhores campeonatos. Entenda!

Estudantes e profissionais da área  aproveitam eventos como esse para conhecer novas tecnologias e aumentar a network. Mas existe uma dificuldade em decidir qual competição realmente compensa e vale a pena participar.

Pensando em ajudar você a mergulhar de vez nos melhores e mais empolgantes desafios. Preparamos essa matéria com as melhores competições para programador. Veja qual é a que mais compensa para você e boa sorte!

COMPETIÇÕES PARA PROGRAMADOR NAS UNIVERSIDADES

As universidades que possuem cursos na área de ciência e tecnologia tem promovido vários eventos internos. Mas se engana quem pensa que as premiações baixas que são oferecidas aos vencedores não compensam.

Contudo, as faculdades de tecnologias das universidades brasileiras oferecem eventos com palestras e troca de conhecimentos excelentes. Além disso, muitos desses eventos acabam servindo de vitrine onde os bons são conhecidos.

Ótima chance para se conhecer talentos que podem somar em suas equipes. As universidades são bons espaços de fomento às inovações tecnológicas. Entretanto, como se tratam na maioria das vezes de espaços públicos. Ainda é possível conhecer grandes talentos autodidatas que só precisam daquele empurrãozinho para ir mais longe.

E por último e mais importante muitas dessas competições servem como classificatórias para campeonatos mais importantes.

IMAGINECUP

Quando se fala em competições para programador sem dúvidas a imagine cup é sempre citado em primeiro lugar. Uma competição que está a mais de uma década reunindo e desafiando os maiores talentos mundiais.

Sem dúvidas vale lembrar que a imagine cup é conhecida por muitos como sendo o campeonato mundial da área. Equipes se reúnem buscando soluções tecnológicas sobre temas variados e somente os melhores conseguem vencer.

Mas o campeonato sofre muitas críticas pelos próprios especialistas da área. Principalmente quanto aos critérios de classificação que parecem deixar de fora profissionais com bons projetos.

O fato é que, se analisarmos bem o evento no contexto geral, vamos entender que é uma chance em mil para quem quer ganhar visibilidade, patrocínio e até fazer novos contatos profissionais.

GOOGLE CODE JAM

Criado em 2003 a Google code jam é uma competição imperdível para todos os profissionais da área. Pois é uma chance única de participar de um campeonato com muita visibilidade.

Uma vitrine perfeita para quem busca uma oportunidade de ter um bom emprego ou para quem deseja trabalhar no google. Contudo essa é uma das competições para programador com premiação mais alta do mundo.

E falando em nível mundial excelente chance para descobrir os projetos nos quais os outros programadores estão se dedicando. As etapas preliminares aqui no Brasil selecionam os 500 melhores e após a seletiva nacional vem o grande momento.

Aqui no Brasil são classificados os 100 melhores para participar das finais na sede do google em Mountain View, nos EUA.

DESAFIOS CAMPUS PARTY

Definitivamente a campus party entrou de vez no calendário de competições para programador. Os desafios lançados durante o evento desafia a lógica e as habilidades dos desenvolvedores em busca de soluções.

Isso trouxe um brilho maior para esse grande encontro dos amantes da tecnologia e aproximou os novos talentos das oportunidades. Soluções criadas para otimizar os processos do governo ou até de algumas empresas são construídas ali mesmo em pouquissimo tempo.

“Hackathons” Como são chamados estão voltados para as áreas de saúde, educação, segurança e turismo. E a premiação varia muito, porém o melhor prémio são os contatos e o reconhecimento de empresas da área e do governo.

Se você deseja participar desses desafios é simples. Basta se credenciar como participante da campus e ter boas habilidades de criação e programação. A premiação em dinheiro pode ajudar bastante e realmente compensa a curto, médio e longo prazo.

ICPC – INTERNATIONAL COLLEGIATE PROGRAMMING CONTEST

Uma das maiores competições para programador do mundo. Reúne estudantes de diversos centros de pesquisas das grandes universidades e institutos de pesquisa. Mais de 50 mil estudantes de 3 mil centros de pesquisa participam do desafio.

Porém o evento vai muito além de apenas uma premiação, é uma chance única de conquistar uma bolsa de estudos ou quem sabe até um bom financiamento para a sua pesquisa.

Entretanto, as etapas de eliminação costumam tratar de temas atuais e a busca de soluções que tenham impactos positivos na sociedade. Ideal para quem já possui projetos implementados na área de saúde, desenvolvimento social e educação.

CONCLUSÃO

Se você chegou até aqui, agora conhece as principais competições para programadores do mundo. Vale ressaltar que muitas dessas competições tem etapas nacionais e a inscrição é fácil de fazer dependendo apenas de você.

E aí, Topa o desafio? Não é tão fácil vencer uma dessas competições, mas caso queria tentar… Teste seu conhecimento e entre de cabeça no mundo das novidades tecnológicas. Boa sorte a todos e até a próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here