Se você quer criar um app de sucesso, precisa seguir alguns passos que são indispensáveis. Todos os entusiastas e até profissionais mais tradicionais que trabalham com tecnologia devem ficar atentos a esse passos. Entenda!

Se você utiliza aplicativos como o whatsapp, facebook ou instagram com toda certeza sabe que esses apps valem fortunas. Criar um app que faça sucesso e que lhe renda um bom dinheiro é um desejo de todo programador.

Mas antes de pôr a mão no código e começar a desenvolver a sua ideia, é preciso seguir alguns passos. Então, se quer criar um app de sucesso aprenda agora os 5 passos para fazer a sua ideia dar certo.

DEFINIÇÃO DE METAS

O primeiro passo para quem vai criar um app sem dúvidas é deixar muito bem definidas quais são as metas e objetivos de sua criação. Contudo, é comum observar que alguns “profissionais” têm idéias muito boas.

Porém não consegue se quer finalizar um projeto por não conseguir dedicar o tempo e a atenção necessária ao seu trabalho. Mas como conseguir dedicar tempo ao meu projeto de criação se o meu trabalho regular consomem quase todo o tempo?

Mesmo quem está quase cem por cento dedicado ao seu plano precisa dividir muito bem o tempo e para alcançar as metas. Isso mesmo! Definir as metas é aprender a criar olhando pro relógio.

“Tempo é dinheiro” e você não deve se distanciar da realidade e dos números, mesmo tendo uma idéia inovadora.

DESIGN INTUITIVO E SOFISTICADO

Quando se fala em criar um app é fundamental que você consiga acertar no design.
Infelizmente é comum ver criadores que investem ou focam muito em dar uma cara hightech as suas criações e deixam o aplicativo uma bagunça.

Mesmo que sua criação consiga juntar recursos importantes e que realmente facilitem a vida das pessoas. De nada adianta se os usuários não sentirem que as ferramentas são acessíveis e de fácil manejo.

Por isso, se engana quem pensa quem pensa que o design de um app se restringe ao ícone inicial. Então trate de buscar um bom equilíbrio entre recursos e facilidades. Essa é a maneira mais certa de garantir que seu aplicativo vai fazer sucesso e lhe render um bom dinheiro.

PÚBLICO ALVO

Definir o público alvo é indispensável para criar um app de sucesso. Por mais completo e versátil que seja a sua ideia seja é impossível fazer com que ele agrade a todos. No entanto, definir o público certo ajuda a deixar sua criação mais atraente e focada em atender a necessidades daquele público.

Nem o próprio facebook mesmo contando com vários recursos para compartilhamento de fotos e envio de mensagem conseguiu impedir que apps como instagram e whatsapp tomassem boa fatia dos usuários da rede.

Isso em outras palavras significa que o segredo para ganhar dinheiro é concentrar os seus esforços em se inserir nas brechas. Mas para isso é preciso estar atento e sempre alinhando sua ideia com a deficiência nos aplicativos que concorrem com o seu no mesmo seguimento.
PUBLICIDADE

Um tema polêmico que divide muito a opinião de desenvolvedores e usuários é a publicidade. E quando o assunto é publicidade existem dois tipos. Os anúncios dentro do app e os anúncios do app em outras plataformas para captar mais usuários.

Os anúncios dentro do app é uma maneira de capitalizar e fazer o aplicativo lhe render dinheiro de maneira rápida. Porém a quantidade deve estar dentro do aceitável. É comum ver os usuários desinstalando porque a quantidade excessiva de anúncios não costuma agradar.

Já a propaganda do app em outros apps ou em outras plataformas é importante para atrair mais downloads. Seja usando o Google ads ou qualquer outro sistema de anúncios a divulgação é importante. Por isso considere deixar um pouco de dinheiro para investir nos anúncios se quiser fazer seu app ser conhecido.

AGREGAR VALOR A SUA CRIAÇÃO

Acredite, conseguir visibilidade ou fazer sucesso na web sozinho e de maneira isolada é mais difícil. Por isso, busque parceiros! Tente de maneira direta agregar valor a sua criação. Seja com a divulgação de um ou mais produtos, seja com a busca de sócios que consigam dar mais celeridade a criação.

Outro fato importante sobre agregar valor é que você pode criar o seu aplicativo e vender os direitos de sua ideia. Existem hoje só aqui no Brasil Centenas de boas empresas especializadas em soluções digitais que podem ser compradores potenciais de sua idéia.

Por isso, após patentear e ou criar a sua ideia, não custa nada marcar uma reunião ou trocar figurinhas com uma dessas empresas. Isso pode te render bons lucros a curto, médio e longo prazo.

CONCLUSÃO

Se você chegou até aqui agora conhece os 5 passos para criar um app de sucesso. Então, tá esperando o quê? Comece agora mesmo a trabalhar em sua ideia e tenha a chance de competir no mercado que mais cresce no mundo.

Boa sorte!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here